Atenção: mudança no emplacamento de veículos para o modelo Mercosul tem início

Rio de Janeiro é o primeiro estado a iniciar o novo emplacamento seguindo o modelo adotado pelo bloco sul-americano. Veja quais serão as mudanças.

[Atenção: mudança no emplacamento de veículos para o modelo Mercosul tem início]
Atenção: mudança no emplacamento de veículos para o modelo Mercosul tem início

Após seguidos adiamentos da decisão, o Brasil começou a colocar em prática o projeto de unificação das placas dos veículos, de acordo com o modelo Mercosul, por meio do Rio de Janeiro. O estado fluminense é o primeiro a adotar o novo emplacamento, previsto desde o ano de 2016, quando a decisão sobre o assunto foi publicada no Diário Oficial da União.

De acordo com o Detran-RJ, as novas placas serão implementadas obrigatoriamente em veículos zero quilômetro, transferências de propriedade, de jurisdição e de município, alteração de categoria e na troca de placas danificadas. Já os proprietários de automóveis usados não precisarão fazer parte da mudança.

“Não haverá a obrigatoriedade de troca de placas para os veículos que já estão em circulação. Isso quer dizer que um veículo já emplacado poderá circular com o modelo atual até o fim da vida, se permanecer com o mesmo dono e no mesmo município”, afirma a assessoria do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Quem desejar, pode fazer de forma voluntária o novo emplacamento do seu veículo, mesmo que não se encontre nas condições citadas anteriormente. O valor segue o mesmo do modelo anterior: R$ 219,35 para carros e R$ 90,12 para motos.

Segundo regulamentação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a mudança deverá ser implantada por todos os estados brasileiros até 1º de dezembro de 2018.

O motivo da mudança das placas é a unificação com os países que fazem parte do Mercosul. O Brasil é o terceiro a adotar o novo emplacamento, que já é seguido por Uruguai e Argentina. Além de se adequar ao que o bloco sul-americano sugere, o número de combinações alfanuméricas é muito maior. Com o modelo atual, são 175 milhões de possibilidades, enquanto o novo permite 450 milhões.

Como serão as novas placas?

Sequência de números e letras

As novas placas terão 4 letras e 3 números, diferente das 3 letras e 4 números atuais. Vale lembrar que a placa não seguirá uma sequência lógica, misturando números e letras. No Brasil, inicialmente o padrão seguirá a seguinte ordem:

Carros: LLL NL NN
Motos: LLL NN LN
*L = letra / N = número

Cor e tamanho

Outra mudança notável nas novas placas será a cor. O fundo deixa de ser cinza e passa a adotar a cor branca, tendo variações na cor da fonte.

  • Veículo de passeio particular: preto
  • Carro antigo de colecionador: cinza
  • Automóveis comerciais ou de aprendizagem: vermelho
  • Veículo diplomático ou consular: amarelo
  • Carro especial (protótipos de testes, por exemplo): verde
  • Automóveis de órgãos oficiais: azul

Já o tamanho permanece o mesmo das placas atuais: 40 x 13 cm para automóveis e 20 x 17 cm para motos.

Você gostou da matéria? Deixe sua avaliação e também compartilhe nas Redes Sociais.

Não deixe de acessar nosso Blog, sempre trazemos novidades pra você!

Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco através da página Contato ou pelas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Linkedin e Whatsapp.

Deixe seu Comentário!


[Envie sua cotação pelo nosso WhatsApp]
Envie sua solicitação pelo nosso WhatsApp