Garanta a tranquilidade do seu condomínio com coberturas
exclusivas para os condôminos utilizando o Seguro Condomínio
Seguro Condomínio.
Garantia de proteção e tranquilidade com praticidade.
Peça agora sua cotação do Seguro Condomínio, E conte com uma equipe pronta para te ajudar :)
Clique aqui
Com o Seguro Condomínio, você terá coberturas completas e serviços emergenciais para diversos tipos de condomínio: residenciais verticais e horizontais, comerciais, mistos, de escritórios ou consultórios, flats e apart-hotéis.
O que você precisa saber sobre Seguro Condomínio
-
Um seguro feito sob medida para condomínios verticais residenciais, comerciais, mistos, de escritórios e/ou consultórios, flats e apart-hotéis, bem como condomínios residenciais horizontais. Os produtos oferecidos pelas Seguradoras geralmente tem preço acessível e pagamento facilitado, além de inúmeras vantagens.
Ele é um seguro completo, oferece coberturas que protegem o condomínio, o síndico e os colaboradores, além de facilidades e benefícios.
-
O Seguro Condomínio é obrigatório por lei?
A primeira regra desconhecida da maioria dos condôminos é que o Seguro de Condomínio é obrigatório por lei.
Sim, este seguro é uma obrigação legal que deve ser cumprida pelo síndico!
Todo o condomínio deve obrigatoriamente ter seguro contra incêndio e outras coberturas referentes a riscos que possam causar destruição total ou parcial do local. Isso consta previsto no Código Civil (Lei 10.406/2005) art. 1346 e também na Lei dos Condomínios (Lei 4.591/1964) Art. 13 e Art. 16.
Porém a importância do Seguro Condomínio vai muito além do cumprimento à lei. Ele é uma forma de proteção do patrimônio coletivo e individual, que garante a reposição dos bens que forem eventualmente danificados em sinistros.
-
Quem é o responsável pela contratação do seguro?
Geralmente o responsável por correr atrás da contratação e fechar negócio com uma corretora de seguros é o sindico vigente, por ser algo obrigatório ele pode fazer isso (contratar) mesmo sem fazer nenhum tipo de assembleia com os moradores. Porém, normalmente é aprovado pelo conselho do condomínio.
-
Se os moradores tiverem seguro residencial o condômino ainda precisa de um seguro especifico?
Mesmo que todos os moradores possuam seguro residencial o condomínio não fica isento de contratar o seguro condominial, isso porque é um espaço coletivo e ao mesmo tempo privado que deve ser mantido em total segurança.
O seguro residencial cuidará da unidade habitacional de cada família, mas o para condomínio cuida de todas as famílias em geral, assim como dos visitantes, visto que é responsável por garantir o bom funcionamento das áreas comuns (fora de cada residência).
Importante salientar que existe a possibilidade de contratar junto com a apólice do condomínio uma extensão de coberturas para as unidades.
-
Cobertura básica simples
Contra riscos de incêndio, queda de raio dentro do terreno onde está localizado o imóvel segurado e explosão de qualquer natureza. Caso o condomínio esteja sujeito a outros riscos, deverão ser contratadas coberturas adicionais específicas.
-
Cobertura básica ampla
contra riscos que quaisquer eventos que possam causar danos materiais ao imóvel segurado, exceto os expressamente excluídos.
As seguradoras adaptaram seus produtos às exigências do CNSP, sendo que algumas oferecem um seguro multirrisco que, além dos riscos previstos nas coberturas básicas, acrescenta outras garantias de interesse do condomínio. O custo é baixo, com pagamento parcelado e diluído entre os condôminos, de acordo com a fração ideal correspondente.
Quais as coberturas mais comuns além da básica do Seguro Condomínio?
Quando a cobertura básica escolhida não atende plenamente ao segurado, a maioria dos condomínios contrata apólices adicionais para garantir a proteção de outros bens pertencentes às áreas comuns.
Os condomínios já podem encontrar no mercado seguradoras que oferecem coberturas básica e adicionais em uma única apólice. Entre estas últimas destacam-se coberturas de danos causados por vendaval e impacto de veículos; por danos elétricos, por quebra de vidros; por subtração de bens do condomínio; danos corporais e/ou materiais de responsabilidade do condomínio, causados aos condôminos ou visitantes; responsabilidade civil do síndico; vida e acidentes pessoais de funcionários; etc.
Na contratação, o síndico deve procurar a assessoria de um corretor de seguros. Só um profissional tem condições de avaliar as reais necessidades do condomínio e o valor correto do imóvel.
Quais as diferenças do Seguro Condomínio para os vários tipos de condomínio?
De acordo com a natureza e o tipo de condomínio, o Seguro Condomínio pode ter coberturas acessórias ou especiais, sendo que algumas são comuns a todos os contratos, e outras, específicas. Nenhuma delas, no entanto, elimina a obrigatoriedade da cobertura básica nas opções estabelecidas pelo CNSP.